Assembly 6507 para Atari 2600 – Parte 6
Acessado 379 vezes.Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Assembly 6507 para Atari 2600 – Parte 6. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/atari-2600/assembly-6507-para-atari-2600-parte-6/>. Acessado em: 14/10/2024.
Depois de compreender como funcionam os elementos Player, Ball e Missile, agora me dediquei a aprender o último grande conceito da programação em Assembly para Atari 2600, que é o Playfield.
Uma coisa interessante que o Playfield possui é sua capacidade de ser refletido no outro lado da tela. Para entender melhor isso, basta imaginar que, no Atari 2600, a área visível da tela tem uma divisão horizontal central virtual. Assim, ao trabalharmos com o Playfield, tudo o que é desenhado no lado esquerdo dessa divisão virtual pode ser repetido ou refletido na área à direita. Pelo que entendi, é possível “burlar” essa regra, mas ainda não cheguei nessa etapa do aprendizado.
Cabem 40 pixels de Playfield na tela, mas somente 20 são únicos, já que os 20 do lado esquerdo são repetidos ou refletidos no lado direito. O desenho do Playfield é controlado pelos registradores PF0, PF1 e PF2, além do CTRLPF. Os três primeiros determinam a forma do desenho, e o último define como o desenho será configurado (repetido, refletido, etc). A cor do Playfield é determinada pelo registrador COLUPF, mas, de acordo com a configuração do CTRLPF, é possível usar também as cores dos Players.
Enfim, essa etapa de aprendizado foi bem divertida, e, depois que peguei o jeito, trabalhar com o Playfield me pareceu simples. Agora que já conheço os elementos gráficos básicos do Atari 2600, creio que poderei iniciar o desenvolvimento de exercícios mais interessantes e interativos.
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