Assembly 6507 para Atari 2600 – Parte 5

Acessado 328 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Assembly 6507 para Atari 2600 – Parte 5. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/atari-2600/assembly-6507-para-atari-2600-parte-5/>. Acessado em: 06/10/2024.


Continuando com os estudos sobre a linguagem Assembly para o Atari 2600, percebi que ainda não estava confortável com o controle dos tempos consumidos por cada instrução do microprocessador 6507. Notei que fazer o controle vertical das cores de fundo de cada scanline é relativamente fácil, pois basta definir a cor no registrador COLUBK e dar um sinal de STROBE com o registrador WSYNC.

O maior problema ocorre quando desejamos mudar as cores em uma mesma scanline, ou seja, horizontalmente. Isso acontece porque, nesse caso, é preciso saber exatamente quantos ciclos de máquina cada instrução consome para que seja possível definir o valor do registrador COLUBK, que controla a cor de fundo da linha, no momento exato desejado. Inicialmente, tudo parecia um pouco complicado, mas com o andamento dos testes e experimentações, entendi a lógica de funcionamento. É importante deixar claro que, sem a ajuda do debugger do emulador Stella, a tarefa seria muito mais difícil.

Para colocar meu conhecimento à prova nessa etapa, decidi desenhar a bandeira da minha amada Itália, já que as cores dela variam horizontalmente em três tonalidades diferentes. O resultado ficou muito bom, e agora me sinto mais confiante para prosseguir com os estudos.

Bandeira desenhada com a linguagem Assembly do Atari 2600.

Se você deseja ler o artigo anterior dessa série, clique aqui.

Para ler o próximo artigo da série, clique aqui.

Nos vemos em breve!

Eletrônica Simples Para Projetos Complexos
Deixe de ser alguém que fica copiando e colando circuitos da Internet e passe a ser um projetista capaz de criar soluções inovadoras com esse poderoso componente.

Comentários