thumb

Semáforo com o circuito integrado 555


Utilizando o circuito integrado 555 (ex: ne555, lm555, etc), neste artigo e vídeo você verá o funcionamento de um semáforo. Trata-se de um circuito muito simples de ser compreendido e montado.

O CI 555 é muito famoso na eletrônica e é normalmente utilizado como temporizador digital (timer digital) ou como circuito oscilador. Você pode obter muitas informações sobre este fantástico circuito consultando o datasheet do 555. O projeto apresentado no vídeo a seguir é baseado na utilização do circuito integrado 555 em conjunto com o circuito integrado 4017.

O CI 555 está configurado em modo astável, gerando em sua saída, terminal 3, uma onda quadrada, cuja frequência é determinada pelos resistores R1, R2 e capacitor C1. O circuito integrado 4017 é um sequenciador e cada vez que um pulso é aplicado em seu pino 14 uma de suas saídas, compreendidas entre Q0 até Q9, é acionada. Sendo assim, cada vez que o circuito integrado 555 aplica um pulso no pino 14 do circuito integrado 4017 uma de suas saídas é ativada com nível lógico alto.

Na configuração do circuito apresentado, a saída Q7 do circuito integrado 4017 é interligada ao pino 15 do CI, que é o seu reset. Quando a saída Q7 é acionada o reset faz com que a contagem volte para Q0. É interessante notar que cada led está conectado a uma ou mais saídas do 4017. Observe que o led vermelho está conectado às saídas Q0, Q1 e Q2 do 4017, fazendo com que ele fique aceso por mais tempo. Já o led amarelo encontra-se conectado apenas à saída Q3, o que o manterá acionado por um tempo menor. Finalmente, o led verde, está ligado às saídas Q4, Q5 e Q6, fazendo com que o mesmo fique acionado por um tempo maior.

Para alterar o tempo de acionamento de cada led existem dois procedimentos que podem ser feitos. O primeiro é alterando os valores de R1, R2 e C1 para variar a frequência de operação do circuito integrado 555.  A outra forma é alterando as configurações de conexão de cada led às saídas do circuito integrado 4017.

 

Para aprender sobre o funcionamento do circuito integrado 555 em detalhes para desenvolver este e muitos outros projetos práticos, conheça o EBook 555 – Segredos Revelados.



Assista outros vídeos e leia outros artigos sobre o circuito integrado 555 acessando os artigos abaixo:

Se você gostou deste artigo e deseja que o Laboratório de Eletrônica continue existindo, compartilhe-o clicando no botão “Compartilhar” abaixo. Não lhe custará nada e nos ajudará muito.

 

Comentários

  • Gabriel Lima
    Responder

    Qual o valor dos diodos usados?

    • rvertulo

      Você pode utilizar qualquer diodo de silício de uso comum (ex: 1N4007).

  • Rosa
    Responder

    Qual o simulador utilizado? Não encontro nenhum com 4017.