TransistorTester

Circuito Integrado 555 – Testador de Transistores


O circuito mostrado abaixo é baseado no famoso circuito integrado 555 e trata-se de um testador de transistores. Para verificar se um transistor está bom ou não basta conectá-lo entre os terminais “b”, “c” e “e”, base, coletor e emissor respectivamente.

Seu funcionamento é muito simples e baseia-se na utilização do circuito integrado 555 na configuração astável oscilando a uma frequência de 2Hz. Para iniciar a análise do circuito, consideremos inicialmente o funcionamento do circuito sem qualquer transistor conectado ao mesmo. Nessa condição a saída do circuito integrado 555 (terminal 3) ficará oscilando entre nível lógico alto e nível lógico baixo. Quando a saída estiver em nível lógico baixo, o Led vermelho será acionado por meio do resistor de 220Ohms que faz parte de divisor de tensão ligado à fonte de alimentação de 9V. Por outro lado, quando a saída do circuito integrado 555 estiver em nível lógico alto o Led verde será acionado, também utilizando o resistor de 220Ohms. Esta oscilação permanecerá enquanto nenhum transistor for ligado ao circuito.

Ao conectar um transistor nos terminais “b”, “c” e “e” três situações poderão ocorrer. Se ele estiver em bom estado, somente um Led continuará piscando. Se ele estiver aberto, ambos continuarão piscando. E finalmente, caso o transistor esteja em curto, nenhum Led piscará.

TransistorTester

Fonte: http://www.555-timer-circuits.com/transistor-tester.html

Se você quiser dominar o funcionamento do circuito integrado 555 para fazer este e uma infinidade de outros projetos, conheça o EBook do Laboratório de Eletrônica “555 – Segredos Revelados”.

 

Se você gostou deste artigo e deseja que o Laboratório de Eletrônica continue existindo, por favor compartilhe este post clicando no botão “Compartilhar” abaixo. Obrigado e até a próxima.

 


Compartilhar
 

Comentários