Circuitos Eletrônicos Evolutivos com Algoritmos Genéticos

Acessado 3150 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Circuitos Eletrônicos Evolutivos com Algoritmos Genéticos. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/eletronicaanalogica/circuitos-eletronicos-evolutivos-com-algoritmos-geneticos/>. Acessado em: 20/05/2024.


Os Algoritmos Genéticos se enquadram em uma área da inteligência artificial conhecida como computação evolutiva. Utilizando-se de princípios derivados da Teoria da Evolução de Darwin os Algoritmos Genéticos são capazes de encontrar soluções ótimos, ou quase ótimas, para os mais variados tipos de problemas.

No vídeo a seguir você pode ver a utilização de um Algoritmo Genético para o projeto de um circuito eletrônico, no caso um simples divisor de tensão, cujos princípios podem ser utilizados para o projeto de qualquer outro tipo de circuito eletrônico. Essa demonstração prova a viabilidade da utilização de Algoritmos Genéticos para o projeto de circuitos eletrônicos.

As ferramentas utilizadas para esse projeto foram a linguagem de programação Python, com a biblioteca PySpice e a biblioteca de Algoritmos Genéticos GARV, criado por mim e cujo desenvolvimento completo pode ser acompanhado por você por meio da série de artigos em que explico sua construção.

 

Eletrônica Simples Para Projetos Complexos
Deixe de ser alguém que fica copiando e colando circuitos da Internet e passe a ser um projetista capaz de criar soluções inovadoras com esse poderoso componente.

Comentários