Circuitos Eletrônicos Evolutivos com Algoritmos Genéticos

Acessado 168 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo. Circuitos Eletrônicos Evolutivos com Algoritmos Genéticos. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/eletronicaanalogica/circuitos-eletronicos-evolutivos-com-algoritmos-geneticos/>. Acessado em: 22/11/2019.


Os Algoritmos Genéticos se enquadram em uma área da inteligência artificial conhecida como computação evolutiva. Utilizando-se de princípios derivados da Teoria da Evolução de Darwin os Algoritmos Genéticos são capazes de encontrar soluções ótimos, ou quase ótimas, para os mais variados tipos de problemas.

No vídeo a seguir você pode ver a utilização de um Algoritmo Genético para o projeto de um circuito eletrônico, no caso um simples divisor de tensão, cujos princípios podem ser utilizados para o projeto de qualquer outro tipo de circuito eletrônico. Essa demonstração prova a viabilidade da utilização de Algoritmos Genéticos para o projeto de circuitos eletrônicos.

As ferramentas utilizadas para esse projeto foram a linguagem de programação Python, com a biblioteca PySpice e a biblioteca de Algoritmos Genéticos GARV, criado por mim e cujo desenvolvimento completo pode ser acompanhado por você por meio da série de artigos em que explico sua construção.

 

Comentários

error: Conteúdo Protegido!