Contador Johnson de 3 bits com Flip Flops JK

Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Contador Johnson de 3 bits com Flip Flops JK. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/contador-johnson-de-3-bits-com-flip-flops-jk/>. Acesso em: 21/05/2019.


Olá pessoal, a seguir pode ser visto um pequeno vídeo mostrando um contador Johnson síncrono de 3 bits utilizando Flip Flops JK. Nesse tipo de contador os clocks dos Flip Flops são interligados (por isso recebe o nome de síncrono) e as saídas do último Flip Flop são conectadas às entradas do primeiro, servindo como realimentação do sistema.

Apesar desse tipo de contador poder ser implementado com relativa facilidade utilizando microcontroladores, tais como aqueles presentes na plataforma Arduino, a utilização de componentes discretos pode ser interessante quando deseja-se reduzir os custos dos projetos. Vale lembrar que muitos desses componentes chegam a custar alguns centavos, enquanto os microcontroladores podem chegar a custar algumas dezenas de reais. Se a complexidade do sistema não for muito alta, o que exigiria uma grande quantidade de circuitos, essa abordagem pode valer muito a pena.

Pretendo em breve publicar um artigo explicando como projetar contadores como o mostrado abaixo explicando passo a passo cada estapa do processo.

Comentários