Assembly 6507 para Atari 2600 – Parte 3
Acessado 346 vezes.Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Assembly 6507 para Atari 2600 – Parte 3. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/atari-2600/assembly-6507-para-atari-2600-parte-3/>. Acessado em: 10/02/2025.
Continuando com os estudos da linguagem Assembly para o Atari 2600, agora avancei um pouco mais no livro “Programming Games for Atari 2600”. Neste momento, comecei a estudar o funcionamento do elemento Ball, que, pelo que percebi, nada mais é do que um pixel que pode ser desenhado em cada scanline. O interessante é que a posição X desse pixel é determinada pela quantidade de ciclos de máquina. Dessa forma, é preciso saber exatamente quantos pulsos cada instrução demanda para que se possa setar o registrador RESBL no momento exato correspondente à posição X desejada. É um negócio muito louco e completamente diferente do que estou acostumado em relação ao desenho de elementos gráficos na tela utilizando outras linguagens de programação.
Nessa parte do estudo, decidi desenhar uma linha vertical no centro da tela, por cima do degradê que eu fiz no exercício anterior. Foi um desafio interessante, e foi necessário utilizar o debugger do emulador Stella para que eu pudesse ter uma visão exata do que estava acontecendo no código. Confesso que, apesar de ter entendido como funciona o elemento Ball, ainda estou um pouco inseguro com tantos conceitos que estou precisando absorver.
Durante esse exercício, entendi que, ao ativar o WSYNC, a scanline atual é preenchida até o final da linha, independentemente da posição atual em que ela está. Também aprendi bastante sobre o uso do debugger do Stella e me aprofundei um pouco mais na análise do comportamento dos diversos registradores da arquitetura do Atari durante a execução do código. A seguir, você pode ver como ficou a tela nessa etapa do estudo.

Se você gostou desse artigo, não deixe de ver o anterior, que mostra um pouco mais do meu processo de aprendizado da linguagem Assembly para o Atari 2600.
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Por hoje é isso e nos vemos depois!
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