Regulador de Tensão com Diodo Zener e Algoritmos Genéticos

Acessado 241 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo. Regulador de Tensão com Diodo Zener e Algoritmos Genéticos. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/algoritmos-geneticos/regulador-de-tensao-com-diodo-zener-e-algoritmos-geneticos/>. Acessado em: 22/11/2019.


A utilização de diodos zener como reguladores de tensão em circuitos eletrônicos envolve a realização de uma série de procedimentos matemáticos que torna o projeto relativamente complexo e demorado. Você pode ver nesse artigo do Laboratório de Eletrônica o procedimento tradicional para a realização de projetos desse tipo. Encontrar uma maneira de simplificar e abreviar o tempo de desenvolvimento desses circuitos pode trazer muitas vantagens em termos de competitividade e custos.

No vídeo a seguir você verá que a utilização de Algoritmos Genéticos pode trazer essas vantagens para a resolução desse tipo de circuito, agilizando sobremaneira o desenvolvimento de projetos de reguladores de tensão com diodos zener, diminuindo os custos dos mesmos e a incidência de erros humanos.

Os Algoritmos Genéticos fazem parte de uma sub área da Inteligência Artificial conhecida como Algoritmos Evolutivos. Na Engenharia Eletrônica, os Algoritmos Genéticos são uma poderosa ferramenta para o projeto e desenvolvimento de circuitos eletrônicos.

 

Comentários

error: Conteúdo Protegido!