Algoritmos Genéticos com Raspberry Pi – Parte 1 – Apresentação 

Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Algoritmos Genéticos com Raspberry Pi – Parte 1 – Apresentação . Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/algoritmos-geneticos-e-raspberry-pi-parte-1/>. Acesso em: 21/05/2019.


Existe um ramo da Inteligência Artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos inspirados na biologia. Eles são conhecidos como algoritmos bio inspirados. Dentro dessa classe encontram-se os algoritmos evolutivos, sendo os Algoritmos Genéticos (AG) um dos mais conhecidos. Os AG são desenvolvidos a partir de conceitos forjados por Charles Darwin em 1838, quando desenvolveu a teoria da Seleção Natural.

Utilizando conceitos como Seleção dos mais aptos, Reprodução e Mutação, os AG são capazes de encontrar soluções quase ótimas (potencialmente ótimas) para problemas a partir da evolução de indivíduos considerados mais aptos dentro de uma população de candidatos.

As áreas de aplicação dos GA são vastas e vão desde a otimização de planos de cortes para chapas de aço, madeira, etc., até o planejamento rotas de transporte e controladores para veículos e robôs autônomos.

A partir deste artigo o Laboratório de Eletrônica inicia uma série que visa o desenvolvimento do zero, utilizando a linguagem de programação Python, de uma biblioteca para a criação de projetos com Algoritmos Genéticos que será utilizada, ao longo de nosso estudo, em um projeto prático com a plataforma Raspberry Pi.





Serão abordados todos os aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento de um framework para Algoritmos Genéticos, de modo que ao final a biblioteca desenvolvida esteja pronta para ser utilizada em nossos projetos de sistemas embarcados.

Acompanhe nosso site para não perder nenhuma parte.

Até a próxima!

Comentários