Temporizador com Retardo de 5 Segundos

Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Temporizador com Retardo de 5 Segundos. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/temporizador-com-retardo-de-5-segundos/>. Acesso em: 21/05/2019.


Os temporizadores apresentam muitas aplicações no dia a dia e entre os tipos existentes encontram-se os com retardo.

Temporizadores com retardo permitem que uma carga seja acionada depois que um determinado tempo tenha decorrido a partir do acionamento do circuito. Um exemplo de aplicação é em duchas de praia em que o chuveiro deve permanecer acionado por um determinado tempo antes de desligar. Imagine a situação em que a pessoa precisa pagar pelo uso do chuveiro em um caixa que encontra-se distante alguns metros do chuveiro. Após efetuado o pagamento um botão ao lado do caixa é pressionado pelo dono do estabelecimento e o sistema deve aguardar alguns instantes antes da água começar a cair para que dê tempo do cliente conseguir ficar debaixo do chuveiro. Após esse tempo a água começa a cair e permanece assim durante alguns segundos antes de ser interrompida. Esse é um exemplo em que um Temporizador com Retardo é perfeitamente aplicado.

No circuito apresentado no vídeo a seguir você pode ver o funcionamento de um Temporizador com Retardo de 5 segundos. Quando o botão é pressionado, o sistema aguarda cinco segundos antes de acionar a carga que nesse exemplo é um LED. Após esse tempo ter passado, a carga é ligada e permanece assim por mais 5 segundos antes de ser desligada. Para repetir o processo basta pressionar o botão novamente.

Comentários