Sensor de Tensão com o CI 555

Acessado 187 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Sensor de Tensão com o CI 555. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/eletronicaanalogica/sensor-de-tensao-com-o-ci-555/>. Acessado em: 28/01/2022.


Definitivamente todo projetista de circuitos eletrônicos deve conhecer profundamente o circuito integrado 555, pois sua versatilidade é impressionante. Nesse artigo é demonstrada mais uma utilidade desse incrível integrado, dessa vez funcionando como um sensor de tensão.

Internamente o CI 555 possui dois amplificadores operacionais (AOs) e conhecendo a forma como eles trabalham em conjunto com os outros sub circuitos do integrado é possível fazer uso deles em aplicações típicas dos AOs. No caso do circuito apresentado nesse artigo, o 555 está sendo utilizado como um comparador de tensão, podendo ser utilizado por exemplo em conjunto com sensores que têm sua saída dada por variações de tensão. Um exemplo típico desse tipo de componente é o famoso LM35, um sensor de temperatura de precisão que apresenta em sua saída uma variação linear de tensão de acordo com a temperatura.

 

Fig. 1 – Circuito Integrado 555 trabalhando como comparador de tensão.

 

No circuito da Fig. 1 o potenciômetro (valor 1kOhm) conectado ao pino TRIG (pino 2 do CI) funciona como um sensor cuja resposta é dada como variação da tensão de saída. Poderia ser por exemplo um LM35.

Sempre que a tensão em TRIG ficar abaixo de um terço do valor da tensão de alimentação do circuito, a saída do 555 (OUT, ou pino 3) vai para nível alto acionando a carga conectada a ela. Nesse caso a carga é um LED, mas poderia ser uma interface de potência para o acionamento de um relê ligado a um motor por exemplo. Como o circuito foi alimentado com 15V, quando a tensão em TRIG ficar abaixo de 5V a saída do integrado é acionada.

Após a saída ser acionada ela permanecerá nesse estado independentemente da tensão presente em TRIG. Para que a saída do 555 volte a ficar em nível baixo (desativada) é preciso que a tensão em TRIG seja maior ou igual a 5V e que o push button do circuito seja pressionado.

Uma aplicação desse circuito é em controle de estufas cuja temperatura deve sempre ficar acima de um determinado valor. Quando o sensor de temperatura (ex: LM35) apresentar em sua saída uma tensão inferior à temperatura limite a saída do 555 é acionada para ligar uma resistência.

Essa é uma aplicação não trivial do CI 555 que somente aqueles que possuem conhecimentos aprofundados sobre o componente são capazes de criar.

Se você quiser ter domínio sobre o 555 e criar soluções criativas como essa, CLIQUE AQUI

Comentários

error: Conteúdo Protegido!