Cara ou Coroa com o 555

Acessado 582 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo. Cara ou Coroa com o 555. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/eletronicaanalogica/cara-ou-coroa-com-o-555/>. Acessado em: 05/12/2019.


Nesse post será feita uma análise resumida do funcionamento de um circuito que simula o funcionamento do tradicional jogo cara ou coroa.

Se você desejar obter uma análise mais detalhada é recomendado que você assista à nossa vídeo aula gratuita que pode ser encontrada no endereço http://labdeeletronica.com.br/curso/cara-ou-coroa-com-o-555/

O jogo cara ou coroa tradicionalmente é jogado com uma moeda sendo uma de suas faces chamada de cara e a outra coroa. A pessoa escolhe previamente qual face ela acredita que será sorteada e lança a moeda para o alto fazendo com que a mesma gire no ar. A moeda então é pega pelo jogador que ao abrir a mão verifica qual é a face da moeda que se encontra para cima, indicando se a mesma corresponde com a escolha prévia feita pelo mesmo. Se a resposta for afirmativa a pessoa ganha o jogo.

Para iniciarmos a análise, considere o circuito abaixo cuja imagem é referente a uma das telas presentes na vídeo aula citada anteriormente.

Ao manter pressionado o botão presente no circuito os Leds começam a piscar de forma alternada. A velocidade de alternância de acionamento dos Leds é determinada pelos valores dos resistores e do capacitor conectado em série com os mesmos. De acordo com os valores desses componentes a saída do circuito 555, que será uma onda quadrada, possuirá uma frequência diferente. Essa onda quadrada é aplicada à entrada T do Flip Flop determinando a velocidade da alternância de sua saída entre os níveis lógicos 0 e 1. O papel do Flip Flop é garantir que o Led sorteado mantenha-se acionado mesmo depois que o botão deixa de ser pressionado.

Para que a aleatoriedade do sorteio seja boa o ideal é que a frequência da onda quadrada seja elevada.

 

 

Comentários

error: Conteúdo Protegido!