Cadeado Eletrônico com o CI 555

Acessado 1058 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Cadeado Eletrônico com o CI 555. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/eletronicaanalogica/cadeado-eletronico-com-o-ci-555/>. Acessado em: 18/05/2024.


Esse circuito funciona como um cadeado eletrônico que aciona uma carga por aproximadamente 2 segundos caso a sequência correta de botões seja acionada. A carga poderia ser por exemplo uma solenoide, com sua devida interface de potência, para abrir ou fechar uma porta.

O projeto é inteiramente baseado no CI 555, sendo utilizado três deles na configuração monoestável. Quando a saída do primeiro CI 555 é acionada com o pressionar do primeiro botão (BTN1) é habilitado o segundo CI 555. Nesse momento se o segundo botão (BTN2) é pressionado ativa-se o terceiro CI 555. Então, se o terceiro botão (BTN3) é pressionado, a carga é ativada. Qualquer outro botão diferente do BTN1, BTN2 ou BTN3 que seja acionado resetará o sistema, fazendo com que todas as saídas dos CI 555 sejam desativadas.

Nesse circuito apresentado no artigo a carga é apenas um LED que deverá ser substituído por outro atuador mais apropriado para cada necessidade.

Em uma montagem física do circuito, os botões podem ser posicionados em forma de matriz para ficarem com o aspecto de um teclado. Os botões BTN1, BTN2 e BTN3 deverão ser posicionados nessa matriz de acordo com a senha desejada.

Se você deseja se aprofundar sobre o funcionamento interno do CI 555 para desenvolver os mais variados tipos de projetos com esse componente, conheça o ebook “555 Segredos Revelados“.

Eletrônica Simples Para Projetos Complexos
Deixe de ser alguém que fica copiando e colando circuitos da Internet e passe a ser um projetista capaz de criar soluções inovadoras com esse poderoso componente.

Comentários