Efeito Avalanche no Diodo Zener

Acessado 609 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo. Efeito Avalanche no Diodo Zener. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/eletronica-analogica/efeito-avalanche-no-diodo-zener/>. Acessado em: 05/12/2019.


Nesse post será feita uma análise resumida do funcionamento do Diodo Zener em um circuito para o monitoramento de carga de baterias, mais especificamente sobre como o efeito avalanche desses diodos pode ser utilizado em um circuito como esse.

Se você desejar obter uma análise mais detalhada é recomendado que você assista à nossa vídeo aula gratuita que pode ser encontrada no endereço http://labdeeletronica.com.br/curso/efeito-avalanche-no-diodo-zener/

Para iniciarmos a análise, considere o circuito abaixo cuja imagem é referente a uma das telas presentes na vídeo aula citada anteriormente.

 

 

Observe que nesse circuito há uma bateria de 6V, um Diodo Zener de 6.2V, dois transistores NPN de uso geral, dois Leds e quatro resistores. O princípio de funcionamento deste circuito é bastante simples e é todo baseado do efeito avalanche do diodo zener. Como o diodo zener é de 6.2V não circulará uma corrente por ele enquanto a tensão da bateria não superar esses valor. Quando a bateria possuir uma tensão superior a 6.2V uma corrente passará a circular pelo diodo zener e pelo resistor conectado à base do primeiro transistor NPN. Contudo, como a junção Base/Emissor (VBE) do transistor precisa de pelo menos 0.7V para que ela passe a conduzir corrente, esse transistor funcionará como uma chave aberta e o primeiro Led, aquele mais à esquerda no circuito, permanecerá apagado e o outro será acionado.

A partir do momento que a tensão da bateria é suficiente para vencer o diodo zener e a tensão VBE, ou seja, quando ela for de pelo menos 6.9V, o primeiro transistor NPN passará a funcionar como uma chave fechada e o primeiro Led será acionado enquanto o segundo se apagará.

Com esse comportamento o circuito funcionará como um monitor de tensão fazendo com que o primeiro Led se acenda quando a tensão ficar acima de 6.9V ou com que o segundo se acenda quando a tensão ficar abaixo de 6.9V.

Entenda os detalhes dessa análise acessando gratuitamente a vídeo aula no endereço http://labdeeletronica.com.br/curso/efeito-avalanche-no-diodo-zener/

Abraços e até a próxima.

Comentários

error: Conteúdo Protegido!