GeradorAleatorio

Circuito de acionamento aleatório.


O circuito a seguir pode ser utilizado em aplicações em que, dado um conjunto de cargas, uma diferente seja acionada de forma aleatória cada vez que o mesmo for ativado. Ele pode ser útil, por exemplo, em equipamentos voltados ao entretenimento (exemplo: jogos) em que a produção de eventos aleatórios é imprescindível para uma boa jogabilidade.

O princípio de funcionamento do circuito é simples. O CI 555 é configurado como Astável com uma frequência de 100KHz e sua saída, pino 3, é ligada ao Clock (pino 14) do contador Johnson (CI 4017) de três etapas. Como a frequência do Clock é bastante alta as saídas do contador (pinos 2, 3 e 4) são acionadas e desativadas sequencialmente de forma muito rápida, tornando praticamente impossível determinar com precisão qual estará ativa e quais estarão inativas em um instante específico. Esta características é a principal responsável pela “aleatoriedade” do circuito. Enquanto a chave CH1 não estiver acionada, o 4017 tem seu pino de Enable (pino 13) com nível lógico baixo, impedindo que o mesmo efetue sua contagem. Cada um dos Leds esta ligado na saída de uma das portas AND (CI 7408), sendo que uma das entradas das mesmas está ligada diretamente no VCC (5 Volts) e a outra entrada encontra-se conectada a um dos três pinos de saída do contador (pinos 2, 3, e 4) por intermédio de outras três portas AND. Como a chave CH1 não está pressionada, o contador não está contando e apenas uma de suas saídas está ativa, fazendo com que apenas um dos Leds fique aceso e os outros apagados. Quando a chave CH1 é pressionada, o Enable do contador é acionado, fazendo com que ele comece a contar rapidamente (frequência de 100KHz). Neste instante, todos os Leds são apagados, pois uma das entradas das portas AND em que estão conectados é aterrada (nível lógico 0). Quando a chave CH1 é novamente desativada, o contador para de contar, mantendo uma de suas saídas acionada e as outras duas desativadas. Além disso, uma das entradas das portas AND de cada Led volta a ter nível lógico alto, fazendo com que um dos Leds acenda e os outros apaguem. O Led que acenderá será aquele conectado à saída do contador que estiver ativada. A cada pressionar e soltar da chave CH1 um novo Led se acenderá de forma aleatória e os outros dois apagarão.

 GeradorAleatorio

Se você ficou com alguma dúvida sobre este artigo, publique-a em nosso fórum para que possamos lhe responder. O fórum pode ser acessado por aqui: http://labdeeletronica.com.br/forum/

 

Comentários