capacimetro-arduino

Capacímetro com Arduino e um Circuito Integrado 555


O capacitor é um dos componentes mais importantes da eletrônica e eletricidade e sua principal característica é a sua capacidade de armazenar cargas em forma de campo elétrico.

A quantidade de carga armazenada pelo capacitor é medida utilizando-se uma unidade chamada Farad e o instrumento capaz de medir a quantidade de carga que um capacitor é capaz de armazenar é chamado capacímetro.

No vídeo a seguir você pode observar um capacímetro construído com o Arduino Uno e um circuito integrado 555 capaz de medir capacitâncias na faixa dos micro Farads. O princípio de funcionamento do circuito é bastante simples. Este capacímetro utiliza-se da característica do circuito integrado 555 configurado em modo monoastável de manter um pulso de nível lógico alto em sua saída durante um determinado tempo.

O tempo que o pulso gerado pelo circuito integrado 555 permanece em nível alto depende, entre outros fatores, do valor do capacitor utilizado no circuito. O circuito construído utiliza-se dessa característica, medindo o tempo em que este pulso gerado pelo 555 permanece em nível alto e utilizando este valor para obter o valor da capacitância.

Veja o circuito em funcionamento no vídeo a seguir.


 

Comentários