8 Formas Simples De Ganhar Dinheiro Com O Arduino

Acessado 53227 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. 8 Formas Simples De Ganhar Dinheiro Com O Arduino. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/8-formas-simples-de-ganhar-dinheiro-com-o-arduino/>. Acessado em: 28/01/2022.


Cada vez mais a plataforma Arduino vem ganhando fãs e atualmente milhares de pessoas se empenham em aprender a desenvolver projetos utilizando a mesma, seja no âmbito acadêmico ou comercial.

Conforme as pessoas vão se familiarizando e se profissionalizando com o Arduino pode começar a surgir a necessidade de gerar-se algum tipo de ganho financeiro com todo esse conhecimento acumulado.

Neste artigo você verá 8 formas interessantes de se ganhar dinheiro com a plataforma Arduino.

 

1) Criação de Material Educacional Sobre Programação Wiring ou C

O Arduino é uma plataforma para a criação de sistemas embarcados que apresenta poucas barreiras de aprendizado para os novatos na área. O seu hardware já vem pronto para ser utilizado e sua linguagem de programação é relativamente simples de se aprender. Aliado a isso, a enorme quantidade de código pronto disponibilizado pela comunidade de desenvolvedores torna a plataforma Arduino ainda mais atraente para pessoas das mais diversas áreas, inclusive aquelas diferentes das relacionadas à tecnologia.

Essas características faz com que muitas pessoas que não possuem conhecimentos mínimos de programação comecem a criar projetos com o Arduino. O problema é que para passar do nível “copiar e colar” é preciso ter esse conhecimento mínimo bem consolidado, caso contrário, não é possível avançar. Sendo assim, abre-se a oportunidade para a criação e comercialização de materiais didáticos, tais como EBooks, Vídeo Aulas, Artigos, etc. sobre a linguagem de programação Wiring e C, que são as utilizadas pela plataforma Arduino.

 

2) Criação de Material Educacional Sobre Eletrônica Básica

A plataforma Arduino tem atraído cada vez mais o pessoal de áreas ligadas à tecnologia da informação. Entre eles encontram-se pessoas formadas em Ciência da Computação, Sistemas da Informação, etc.. Os profissionais dessas áreas nem sempre possuem os conhecimentos básicos de eletrônica necessários para a criação de projetos com o Arduino, já que normalmente seus cursos não possuem em suas grades disciplinas relacionadas à eletrônica. Além disso, pessoas de outras áreas não relacionadas à tecnologia também não possuem conhecimentos mínimos de eletrônica. Com isso, surge mais uma oportunidade de ganhar dinheiro com a plataforma Arduino que é criando e comercializando materiais educacionais, tais como EBooks, Vídeo Aulas, Artigos, etc..que ensinam a eletrônica básica necessária para o desenvolvimento de projetos diversos com a plataforma Arduino.

 

3) Criação de Material Educacional Sobre Projetos Com O Arduino

Algumas pessoas que decidem entrar para o mundo do Arduino já possuem algum conhecimento em programação e eletrônica e sentem a necessidade de estudarem projetos reais feitos na plataforma para aprenderem rapidamente sobre a mesma. Esta necessidade abre a oportunidade da criação e comercialização de EBooks, Vídeo Aulas, Artigos, etc. que apresentam de forma detalhada o desenvolvimento de projetos diversos com o Arduino, mostrando de forma aprofundada todas as decisões de projeto tomadas durante o desenvolvimento para abreviar o processo de aprendizado da nova tecnologia.

 

4) Desenvolvimento De Firmwares Sob Encomenda

Com a popularizacao da plataforma Arduino muitas empresas e profissionais liberais vem adotando-a para a criação de projetos comerciais. Contudo, muitas vezes eles não possuem conhecimentos avançados, tempo disponível ou pessoal a disposição para a criação dos softwares (firmwares) que fazem os equipamentos baseados em Arduino funcionarem. Assim, surge a oportunidade para a prestação de serviços de desenvolvimento de firmwares para esse público alvo.

Além de poder lucrar com o desenvolvimento dos firmwares também pode-se fechar contratos de manutenção para dar suporte ao código desenvolvido.

 

5) Desenvolvimento De Shields Sob Encomenda

Um dos motivos da grande aceitação da plataforma Arduino pela comunidade de desenvolvedores é a alta disponibilidade de módulos, conhecidos como shields, que podem ser conectados ao Arduino e que desempenham as mais variadas funções. Estes shields aceleram e facilitam o processo de desenvolvimento por eliminarem boa parte da complexidade relacionada à criação do hardware necessário para fazer os projetos funcionarem.
Apesar de existir uma grande variedade de shields disponíveis no mercado, eventualmente podem existir lacunas relacionadas à não existência de shields para alguma funcionalidade específica. Nesses casos, surge a oportunidade de desenvolvimento de shields sob encomenda que, posteriormente, poderão ser disponibilizados para venda para outros clientes.

 

6) Consultoria Para Desenvolvimento De Projetos

É inquestionável o aumento na produtividade ao desenvolver-se projetos de sistemas embarcados utilizando a plataforma Arduino. Todos os códigos de exemplo disponíveis, a comunidade ativa, a diversidade de shields, etc., agilizam em muito todo o processo. Muitas empresas demandam a contratação de profissionais autônomos para o desenvolvimento de projetos e não colocam restrições em relação a tecnologia que deverá ser utilizada. Do ponto de vista do desenvolvedor que trabalha com o Arduino isso é otimo, pois estes projetos podem ser desenvolvidos mais rapidamente com o Arduino, permitindo que no mesmo prazo que seria gasto durante o desenvolvimento utilizando-se outras tecnologias, o profissional possa atender mais clientes e faturar mais.

 

7) Criação De Produtos Utilizando O Arduino

Pode acontecer de você identificar alguma carência no mercado que pode ser atendida a partir do desenvolvimento de algum produto baseado em sistemas embarcados. Surge mais uma oportunidade de geração de renda que é o desenvolvimento de produtos comerciais utilizando-se a plataforma Arduino. Exemplos de produtos comerciais que podem ser desenvolvidos são centrais de alarme para residências e automóveis, sistemas de monitoramento de ambientes, sistemas de telemetria, projetos de robótica, etc.. Você pode criar estes produtos com o Arduino e comercializá-los por conta própria.

 

8) Manutenção De Equipamentos Que Utilizam O Arduino

Com a popularização da plataforma Arduino, cada vez mais é possivel encontrar projetos comerciais desenvolvidos por empresas baseados nessa tecnologia. Esses produtos podem eventualmente apresentarem problemas diversos e a presença de um profissional que conheça a tecnologia passa a ser imprescindível para realizar a manutenção destes equipamentos. Empresas menores nem sempre possuem profissionais diretamente contratados responsáveis por esse tipo de serviço, recorrendo ao mercado para a contratação eventual deste tipo de mão de obra qualificada. Nessa situação surge uma ótima oportunidade de mercado para a geração de receita atuando como prestador de serviço de assistência técnica.

 

Comentários

  • Diego
    Responder

    gravar o micro no arduino e depois utiliza lo em algo para venda não vai contra nenhuma norma?

  • Aphaeagle
    Responder

    O que é gravar o micro no Arduino ?
    O Arduino é um projeto open source, ou seja, você pode até pegar os planos completos de uma das placas do Arduino e fabricar para vender sem ter que pagar nada para os fundadores do projeto. Claro que você vai ter que pagar para o sócio “governo”, caso legalize a tua empresa.

    • Paiva

      Na verdade estamos neste mundo de inovações tecnológicas, cada dia uma tecnologia inovadora, o arduino tem atraído muito iniciante para mundo tecnologia.

  • Jose Felix
    Responder

    Boa tarde amigo gostaria de saber se você faz criação de projeto para arduino

  • Adler Roberto
    Responder

    Legal essa proposta.
    Contudo gostaria entender quando você fala arduino está se referindo ao microcontrolador Atmega ou o conjunto placa e microcontrolador ?

    • rvertulo

      Você pode utilizar as dicas para os dois casos.

  • Pedro Menezes
    Responder

    Estou buscando uma empresa ou profissional que desenvolva projeto em Arduino com display Touch Screen, pode me indicar ?. Obrigado !

    • Adriano Melo Ximenes

      Que tipo projeto vc quer desenvolver, dependendo do que seja posso lhe ajudar!

    • Maurício Alencar

      Ola pedro, meu nome é Maurício Alencar, sou tecnico em eletronica e atualmente graduando de Engenharia Mecatronica e tenho experiencia linear dentro da area de embarcados, caso ainda esteja querendo entrar em contato com algum desenvolvedor, manda teu numero para meu email fazendo a solicitação para que comecemos a entrar em contato.

      email: mauricioalencarf@gmail.com

    • Paulo

      O que vc precisa?

    • Paiva

      Na verdade estamos neste mundo de inovações tecnológicas, cada dia uma tecnologia inovadora, o arduino tem atraído muito iniciante para mundo tecnologia.

  • Eduardo Dallmann
    Responder

    quais são as leis brasileiras sobre produtos arduino? como fica o inmetro nessa história?

  • Marcelo dos Santos
    Responder

    Olá, pessoal.

    Você pode realizar projetos baseados na plataforma Arduino, o que não se pode utilizar é o nome Arduino ou Genuino, que são patentes registradas.
    Quanto aos órgãos fiscalizadores de segurança e qualidade eles avaliam os requisitos do produto completo.

  • Wanderson Junio da Silva
    Responder

    Eu criei um projeto muito bom, e em termos de tecnologia de segurança automotiva, vejo que meu projeto é um dos melhores já projetados para essa finalidade.
    A comunicação é feita via bluetooth e você tem todas as funçoes do veiculo no smart fone. Se alguem tiver interrese é só entra em contado pelo zap : (61) 99573-2582.
    Trabalhamos com desenvolvimento de aplicativos para seus projetos em android e criação de projetos finasi.

    • Gustavo

      Esse tipo de coisa é o que mais tem ai no mercado, basta ir no Mercado Livre da vida ou Alixpress ta lá um monte e com certeza tem o preço muito mais baixo que o seu? kkkkkk Será mesmo que da pra vender arduino ? kkkkk a concorrência chega ser desleal ! O amigo vai desculpando a ironia

  • Gustavo
    Responder

    Ganhar dinheiro com Arduino. Como no próprio texto diz o que fazer com esse tanto de conhecimento acumulado kkkk Vender pra alguém que queira acumular conhecimento também, hora! já que gastou tanto tempo pra aprender rsrs Não quero ser pessimista, mas Arduino, só serve pra isso mesmo. Vender projeto com o Arduino. Amigos, o mercado tem solução pra tudo já pronto, bastando instalar e configurar, por um preço bem acessível. sem precisar gastar horas programando e sem pagar custos altos de engenharia para programadores, tá tudo ai no mercado pra quem quiser. Esses produtos sim da pra ganhar grana.

error: Conteúdo Protegido!