Circuito de Alarme com o CI 555

Acessado 639 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Circuito de Alarme com o CI 555. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/noticias/circuito-de-alarme-com-o-ci-555/>. Acessado em: 06/08/2021.


Circuitos de alarme sempre são muito úteis e quando são simples e baratos de serem implementados tornam-se ainda mais atrativos. É esse o caso do circuito apresentado nesse artigo criado com o CI 555.

Baseado no versátil CI 555 configurado no modo Biestável, quando o circuito é disparado por meio do botão denominado Sensor, a sirene é acionada e permanece assim até que o botão chamado Reset seja pressionado.

Compreender o funcionamento desse circuito é bastante simples. O 555 está configurado como Biestável, ou seja, se comporta como um Flip Flop RS. Sendo assim, o botão Sensor faz o papel do Set do Flip Flop e o outro botão faz o papel do Reset. Quando o Sensor é acionado a saída do 555 passa para nível lógico alto apresentando uma tensão um pouco abaixo de 9V. Nesse momento uma corrente começa a circular pela base do transistor fazendo com que ele se comporte como uma chave fechada. Agora surge uma corrente no coletor do transistor que energiza a bobina do relê e a sirene começa a tocar. Além disso, o Led permanecerá aceso indicando que o circuito está acionado.

A sirene e o led permanecerão ativos até que o botão Reset seja pressionado independentemente do que ocorra com o botão Sensor.

Para uma correta utilização desse circuito o ideal é que o botão Reset fique escondido, de modo que o alarme possa ser desativado somente por pessoas previamente autorizadas.

Uma característica interessante desse circuito é que diferentemente do que ocorre com a maioria dos circuitos de alarmes, ele é acionado quando o sensor é fechado (botão pressionado). Normalmente os alarmes possuem um sensor que encontra-se normalmente fechado, disparando quando ele é aberto. Nesse caso ocorre o inverso.

 





Comentários

error: Conteúdo Protegido!