Somador de Moedas com IA e Visão Computacional

Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Somador de Moedas com IA e Visão Computacional. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/somador-de-moedas-com-ia-e-visao-computacional/>. Acesso em: 19/06/2019.


A Engenharia Elétrica/Eletrônica e a Ciência da Computação cada vez mais vêm caminhando para uma convergência. O uso massivo de dispositivos eletrônicos microcontrolados e microprocessados têm feio com que o estudo e desenvolvimento de algoritmos seja algo indispensável para qualquer profissional dessas áreas. Soma-se a isso o advento da Inteligência Artificial que, com o incrível aumento do poder de processamento que temos presenciado dia após dia, faz com que a mesma seja uma ferramenta incrível para muitos tipos de projetos.

No vídeo abaixo você pode conferir um protótipo que estou desenvolvendo que é capaz de somar o valor de moedas do Brasil utilizando Visão Computacional e Inteligência Artificial. O código está sendo escrito na linguagem de programação Python, utilizando as bibliotecas OpenCV (para a parte de visão computacional) e a Keras (para a parte de Inteligência Artificial).

Para o reconhecimento das moedas criei uma Rede Neural Perceptron de Multicamadas que, apesar de não ser a mais indicada para esse tipo de tarefa, tem se mostrado bastante eficaz. Normalmente utilizam-se Redes Neurais Convolucionais para tarefas relacionadas à Visão Computacional.

No final, o objetivo será executar esse código em um Raspberry Pi com uma WebCam conectada ao mesmo.





Assim que o projeto for finalizado penso em escrever um artigo explicando como ele foi desenvolvido. Enquanto isso, segue abaixo o vídeo com o estado atual do projeto.

 

Comentários