Projeto Vending Machine com Dogecoin e Raspberry Pi – Parte 2

Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Projeto Vending Machine com Dogecoin e Raspberry Pi – Parte 2. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/projeto-vending-machine-com-dogecoin-e-raspberry-pi-parte-2/>. Acesso em: 19/06/2019.


Agora que a prova de conceito da vending machine com pagamento feito por Dogecoins foi finalizado com sucesso, a próxima etapa do projeto consiste em projetar e construir o mecanismo de dispensa de produtos.

Dando uma rápida pesquisada na internet é possível perceber que a grande maioria das máquinas “vending machine” utilizam um tipo de mola que funciona seguindo o princípio do parafuso de arquimedes, porém, ao invés de transportar líquidos, são transportados produtos. Apesar desse ser um mecanismo bastante eficaz, encontrar ou fabricar uma mola desse tipo não é uma tarefa muito simples.

Decidi criar um dispositivo novo utilizando um princípio diferente para a dispensa dos produtos e que fosse mais simples de produzir, até mesmo utilizando cardboard, já que minha intenção é criar o primeiro protótipo da vending machine inteiramente com esse material.

Depois de cogitar e pesquisar diversos mecanismos diferentes acredito que cheguei em um que atenderá ao meu propósito. Contudo, antes de partir para a produção física do dispositivo julguei ser mais prudente realizar uma simulação computacional do mesmo para ter certeza de que o mecanismo funcionará. É evidente que uma simulação computacional nem sempre reflete o que acontecerá no mundo real, porém, funcionar no ambiente virtual é um bom indicativo de que as chances de também funcionar no mundo virtual são boas.





Desenvolvi a simulação da vending machine com pagamento por Dogecoins utilizando o software de modelagem e animação 3D Blender. Você pode conferir o resultado no vídeo a seguir.

Comentários