Projeto Vending Machine com Dogecoin e Raspberry Pi – Parte 1

Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Projeto Vending Machine com Dogecoin e Raspberry Pi – Parte 1. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/projeto-vending-machine-com-dogecoin-e-raspberry-pi-parte-1/>. Acesso em: 19/06/2019.


As cryptomoedas surgiram com a promessa de revolucionar os meios de pagamentos, sendo uma tecnologia disruptiva que pode transformar totalmente a forma como pagamos pelos produtos e serviços que consumimos.

Apesar de atualmente essa tecnologia estar sendo utilizada em grande parte de forma especulativa, moedas como Bitcoin, Litecoin, Ripple, Dogecoin, etc. já vêm sendo utilizadas em muitas aplicações de pagamento no mundo real.

A partir desse post será iniciado o projeto de uma vending machine cujo pagamento dos produtos será realizado utilizando-se a cryptomoeda Dogecoin. A escolha dessa moeda foi baseada em dois fatores, sendo o primeiro a velocidade da transação e o segundo a taxa de mineração que é extremamente baixa comparada à outras moedas como Bitcoin e Litecoin que estão entre as mais conhecidas.

Nessa primeira parte do projeto o objetivo foi criar uma prova de conceito para avaliar a viabilidade de se utilizar a cryptomoeda Dogecoin como forma de pagamento. A ideia foi criar um sistema simples que fica monitorando uma carteira Dogecoin específica aguardando a chegada de uma quantidade qualquer de moedas. Assim que é identificada a chegada de Dogecoins nessa carteira um LED é acionado para indicar o recebimento.





A partir do sucesso dessa prova de conceito será possível prosseguir com o projeto, cujo andamento será publicado aqui no site conforme ele for progredindo. O projeto será desenvolvido utilizando-se as tecnologias Raspberry Pi com a linguagem de programação Python.

Comentários