Músculos Artificiais com Elastômeros Dielétricos


Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo. Músculos Artificiais com Elastômeros Dielétricos. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/musculos-artificiais-com-elastomeros-dieletricos/>. Acessado em: 17/09/2019.


Um dos desafios dos pesquisadores envolvidos com trabalhos relacionados à robótica é o desenvolvimento de robôs capazes de interagir com pessoas e realizar atividades complexas realizando movimentos suaves, semelhantes aos realizados por seres humanos.

Caso você já tenha parado para observar atentamente a forma como a maioria dos robôs se movimentam, deve ter percebido que a movimentação de seus “membros” é feita de forma abrupta e bem diferente dos movimentos suaves realizados por músculos naturais.

Membros da Harvard Paulson School of Engineering and Applied Sciences, Cambridge e do Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering, Cambridge desenvolveram um músculo artificial a partir de Elastômeros Dielétricos formados por eletrodos de nanotubos de carbono que se comportam de forma surpreendentemente semelhante aos músculos naturais e que são acionados por meio da aplicação de energia elétrica. Esta última característica é de fundamental importância, pois esses músculos artificiais devem ser capazes de interagirem com outros sistemas dos robôs cujos funcionamentos são baseados no uso de energia elétrica.

As aplicações da tecnologias são enormes e vão desde a criação de próteses e rôbos cirurgiões até à criação de dispositivos “vestíveis” (wearables). Veja a seguir uma demonstração do músculo artificial em funcionamento.

Vídeo extraído de https://www.pnas.org/content/116/7/2476/tab-figures-data

Fonte

Realizing the potential of dielectric elastomer artificial musclesMihai Duduta, Ehsan Hajiesmaili, Huichan Zhao, Robert J. Wood, David R.ClarkeProceedings of the National Academy of Sciences Feb 2019, 116 (7) 2476-2481; DOI:10.1073/pnas.1815053116

Comentários

1
Dúvidas? Clique no botão abaixo e envie uma mensagem pelo WhatsApp.
Powered by
error: Conteúdo Protegido!