tabela-de-cores-resistores-thumb

Código de Cores dos Resistores


Toda a eletrônica é baseada na compreensão do funcionamento de 4 componentes principais, ou seja, o Resistor, o Capacitor, o Indutor e os Semicondutores. Cada um desses elementos exerce uma ou mais funções dentro de um circuito eletrônico e esse artigo tratará especificamente dos Resistores, que são componentes que têm a função principal de limitar o fluxo de corrente elétrica em um circuito. Neste texto o foco será dado ao código de cores que permite a identificação dos valores dos diversos Resistores encontrados no mercado. Durante o estudo do código de cores você aprenderá a identificar os valores de Resistores comuns que utilizam duas ou três faixas de cores e terá acesso à tabela com o código de cores.

Em todo circuito eletrônico há três grandezas envolvidas no funcionamento do mesmo: 1) Tensão, 2) Corrente e 3) Resistência. Essas grandezas se relacionam segundo uma lei conhecida como Lei de Ohm, que diz que a corrente que circula em um circuito elétrico/eletrônico é proporcional à razão entre a tensão e a resistência do mesmo. Em outras palavras, I = V / R, em que I é a corrente, V é a tensão e R é a resistência. A partir desta relação é possível notar a importância dos Resistores, pois sem eles a corrente em um circuito tenderia a infinito, pois a divisão de qualquer valor por zero tende a infinito e o resultado disso pode ser desastroso, culminando com a destruição do circuito. Sendo assim, sempre haverá a necessidade de limitar o fluxo de corrente por um circuito e isso é feito utilizando-se elementos resistivos, em especial os Resistores. É importante destacar que a unidade de medida dos Resistores é chamada de Ohm.

Os Resistores são divididos normalmente em dois grandes grupos, sendo um deles o grupo dos Resistores de uso comum e o outro o grupo dos Resistores de alta precisão. Evidentemente os de uso comum são os mais utilizados nos circuitos de uso geral e é sobre eles que esse artigo tratará. Todos os Resistores, dos dois grupos, podem ser identificados utilizando-se um código de cores especial que ao ser corretamente interpretado nos permite identificar o valor da resistência do componente. Nos Resistores de uso comum esse código é formado por um conjunto de duas ou três faixas coloridas que indicam o valor do componente e uma última faixa que indica a tolerância do mesmo. Na figura a seguir é possível observar um Resistor de uso comum e as suas faixas coloridas.

resistor

O exemplo de Resistor mostrado acima utiliza um código formado por três faixas coloridas (marrom, preto, amarelo) e uma última faixa que indica sua precisão (dourado). Os Resistores de uso comum que possuem valores de resistência maiores ou iguais a 10 Ohm possuem três faixas que indicam seus valores. Por outro lado, para aqueles com valores de resistência inferiores a 10 Ohms o código de cores é formado por duas faixas, conforme pode ser observado na figura a seguir.

resistor-duas-faixas

Dependendo da quantidade de faixas coloridas presentes nos Resistores, a forma de interpretação das mesmas é diferente. Vamos iniciar a análise pelos resistores de duas faixas, contudo, primeiro é preciso conhecer a tabela de cores. Esta tabela é formada por doze cores e é exibida a seguir.

 

tabela-de-cores-resistores

 

Como pode ser observado, cada cor possui um número atribuído à mesma e, no caso das cores Ouro e Prata, uma porcentagem que indica o quanto pode variar para cima ou para baixo o valor do Resistor.

No caso dos Resistores com valores inferiores a 10 Ohms são utilizadas duas faixas coloridas e é preciso imaginar que entre elas há um ponto decimal separando o valor representado pela primeira faixa do valor representado pela segunda faixa. Veja o exemplo abaixo.

resistor-duas-faixas-2

A primeira faixa do Resistor mostrado acima é de cor marrom, portanto, de acordo com a tabela de cores, seu valor é um. A segunda faixa, de cor preta, possui valor zero. Deste modo, esse Resistor possui uma resistência de 1.0 Ohm, ou seja, 1 Ohm. A tolerância do mesmo é de 5%, pois a última faixa é de cor ouro ou dourada. Apenas para apresentar mais um exemplo, suponha que a segunda faixa do mesmo Resistor mostrado acima fosse de cor vermelha. Nesse caso, seu valor seria 1.2 Ohms, pois a cor vermelha representa o número 2.

Para os Resistores com valores de resistência maiores ou iguais a 10 Ohms o procedimento de interpretação do código de cores é diferente. Neste caso, as duas primeiras faixas representam seus valores equivalentes aos mostrados na tabela de cores, porém, a terceira faixa, é um fator multiplicador igual a 10 elevado ao valor da faixa. O exemplo abaixo deixará isso mais claro.

resistor-tres-faixas

No caso do Resistor acima, seu valor é de 100.000 Ohms ou 100 KOhms com tolerância de 5%, pois a primeira faixa é marrom (1), a segunda é preta (0), a terceira é amarela (10^4) e a última é de cor ouro. Outra forma de interpretar a terceira faixa colorida é imaginando que ela representa a quantidade de zeros que segue o valor estabelecido pelas duas primeiras faixas. Neste exemplo, como o número da cor amarela é o quatro indica que após o número 10 (marrom, preto) seguem quatro zeros, ou seja 10 seguido de 0000, resultado em 100.000 Ohms (100 KOhms).

Como é possível perceber, não é difícil aprender a interpretar o código de cores dos resistores, porém, é preciso práticar para conseguir identificar rapidamente o valor de um Resistor observando suas cores. E foi pensando em lhe ajudar a praticar que o Laboratório de Eletrônica criou um game gratuito para Android que poderá lhe ajudar na tarefa de treinar a interpretação do código de cores dos Resistores. Desse modo, você aprenderá se divertindo.

Para instalar o jogo no seu celular ou tablet, basta clicar na imagem abaixo.

google-play

 

Chegamos ao final deste artigo onde foi apresentada a tabela de cores dos Resistores e a forma de interpretá-la. Espero que você tenha gostado do conteúdo e até a próxima.

Comentários

  • Walter oligini
    Responder

    Muito bom. Seu desejo em ceder sua sabedoria às pessoas que usam esta ciência e conhecimentos para uso diário Deus nosso mestre continuará orientando-nos em tudo nesta querida profissão. Obrigado nosso mestre Rodrigo Vertulo!

    • rvertulo

      Agradeço por suas palavras 🙂

  • Anônimo
    Responder

    bom. gostei.. obrigado por compartilhar …..