IMG-20160317-WA0019

Circuito Sensor de Presença com IR


Neste artigo você aprenderá a montar um projeto, utilizando o sensor de presença LDE-KT01 e o Arduino, que poderá ser utilizado, por exemplo, para montagens que precisem identificar e/ou contar a presença de objetos. O módulo utilizado é de fabricação do Laboratório de Eletrônica e por possuir um baixo custo, alta sensibilidade e ser fácil de utilizar, apresenta uma excelente relação custo/benefício para aqueles que precisam montar projetos que fazem uso de sensores de presença.

O módulo LDE-KT01 tem seu funcionamento baseado no Led Infravermelho TIL32 e no phototransistor TIL78. O módulo também utiliza-se de um amplificador operacional LM741. A alimentação do módulo é feita com tensões entre 5V e 6V e sua sensibilidade, dependendo do material do objeto a ser identificado, pode chegar a até 15cm.

No módulo é possível notar a presença de um Led vermelho que permanece ligado com a luz emitida em baixa intensidade quando nenhum objeto é identificado e com alta intensidade quando algum objeto é identificado. Ao lado do Led vermelho existem dois terminais, sendo que aquele próximo à borda da placa é o Terra e o outro é o +Vcc. O terceiro terminal, mais acima e isolado, é um pino de sinal que pode ser utilizado, por exemplo, em conjunto com um microcontrolador e que apresentará tensões diferentes para os casos em que um objeto é ou não identificado.

O projeto que montaremos neste artigo para demonstrar o funcionamento do módulo LDE-KT01 consistirá em um contador de objetos que exibirá no Serial Monitor do Arduino a contagem de objetos identificados pelo sensor. Este mesmo projeto poderá ser adaptado facilmente por você para exibir a contagem, por exemplo, em um display de 7 segmentos ou em um display de LCD.

Para montar este projeto você precisará dos seguintes materiais:

1 – LDE-KT01

1 – Arduino Uno

Fios para conexão

A montagem do projeto deve ser feita conforme é mostrado a seguir:

LDE-KT01

Como pode ser observado na imagem acima, o fio de alimentação (vermelho) deverá ser conectado ao pino do Arduino que fornece 5V. O fio de terra (preto) deverá ser conectado a uns dos pinos de terra (GND) do Arduino. Finalmente, o fio azul (sinal) deverá ser conectado a um dos pinos A/D do Arduino (nesse exemplo foi utilizado o pino A0).

Após realizar a montagem, você deverá criar o seguinte código no Arduino.

#define objPresente 700

int contaObjs = 0;

void setup(){
    Serial.begin(9600);
    pinMode(A0, INPUT);
}

void loop(){
    int valorLido = analogRead(A0);

    if(valorLido >= objPresente){
        contaObjs = contaObjs + 1;

        Serial.print("Objetos Identificados: ");
        Serial.println(contaObjs);

        while(valorLido >= objPresente){
            valorLido = analogRead(A0);
        }
    }
}

 

Na linha 1 foi criada uma constante chamada objPresente com o valor 700. Esse valor equivale à tensão lida pela porta A0 do Arduino quando algum objeto for posicionado na frente do sensor de presença LDE-KT01. Na linha 3 foi criada a variável contaObjs que funcionará como um contador para os objetos identificados pelo sensor de presença. Na rotina setup, a comunicação Serial foi configurada e o pino A0 definido como entrada, afinal de contas, é por ele que o sinal vindo do módulo LDE-KT01 será lido. Na linha 11, já dentro da rotina loop, foi criada a variável valorLido que ficará responsável por armazenar o valor digitalizado da tensão lida pelo pino A0. Na linha 13 é verificado se valorLido é maior ou igual que a constante objPresente. Se o valor presente no pino A0 ultrapassar o limite definido por objPresente, significa que há um objeto presente na frente do sensor de presença. Ocorrendo isso, na linha 14 a variável contaObjs é incrementada em uma unidade, representando a contagem de mais um objeto, e é impresso no Serial Monitor do Arduino a contagem obtida até o momento (linhas 16 e 17). O while da linha 19 serve para interromper a contagem até que o objeto que está na frente do sensor de presença seja removido para então uma nova contagem ser permitida.

Após transferir o código acima para o seu Arduino e montar o circuito conforme apresentado, você deverá obter um resultado semelhante ao apresentado abaixo.

 

 

 

Comentários

  • Cleber almeida
    Responder

    gostaria de sabe sem tem como monta uma maquete encima desse projete ?
    obs; funcionando como uma casa inteira.

    • rvertulo

      Olá Cleber,

      Creio que seja possível sim.

      Abraços

  • Rafael Gonzaga
    Responder

    Rodrigo, tem como vc me dizer de uma forma menos científica como montar o sensor, pois não consegui entender ao certo como realizar a montagem e, q fios são necessários para a montagem? São necessários fios neutros?

    • rvertulo

      Olá Rafael,

      Este post apresenta o esquema elétrico do circuito e seu funcionamento. As informações apresentadas são suficientes para que qualquer um o monte, desde que possua conhecimentos de eletrônica necessários para isso.

  • Rafael Gonzaga
    Responder

    Rodrigo, essa placa no qual estão interligados os componentes, ela é realmente necessária?? Qual sua finalidade e qual o nome dessa placa??

    • rvertulo

      Olá Rafael,

      Creio que você esteja se referindo ao Protoboard. Trata-se de uma placa utilizada para a prototipação de circuitos antes de montá-los em sua versão final em placa de circuito impresso.

      Abraços

  • Anderson
    Responder

    Boa tarde, meu amigo. Meu nome é Anderson, eu queria saber se você poderia montar um projeto pra mim que seria o seguinte: Tem um corredor onde teria vários sensores de presença de uns 03 metros de distância entre eles, onde ao acionar o primeiro sensor todos os outros seriam acionados seguidamente. Você teria algum telefone que eu pudesse te explicar melhor e acertar valores? Desde já agradeço a sua atenção. Obrigado!!!

    • rvertulo

      Olá Anderson,

      Já entrei em contato com você por email.

      Obrigado

  • Jhonnatham nunes
    Responder

    Óla, tava pensando em um novo tipo de alarme pra moto, gostaria de saber se tem como montar um circuito com um sensor de presença (mas ele só ative quando eu aproximasse um chip), ai quando eu desligasse a moto a mesma só ligasse quando o chip se aproximasse novamente… Gostaria de saber se tem como fazer isso e quais matérias eu poderia utilizar ?

  • Daniel Leung
    Responder

    Olá! Montei o esquema postado acima, utilizando um LM339, por ter uma porta lógica igual a utilizada. Utilizando o método de reflexão, o LED não acende, alguma ideia do porque ele não acende? Obrigado desde já

  • wesley gustavo
    Responder

    O cara ajudo bastante esse vídeo fiz esse sistema idêntico e montei em uma maquete de casa com os sensores no portão mas não entendi muito a parte onde vc coloca a tensão de seu coletor cai para aproximadamente 1 Volt, fornecendo para a entrada inversora do amplificador operacional

  • Rafael Camp
    Responder

    Olá. Muito legal!
    Poderia envia o esquema desse módulo? Gostaria de montar o meu.
    Obrigado.

    • rvertulo

      Olá,

      Em breve publicarei um post aqui no site explicando o funcionamento do circuito.

      Abraços

  • Diego
    Responder

    Boa tarde, qual distância de detecção deste circuito?

    • rvertulo

      Olá, em nossos testes foi possível detectar objetos a até 20cm de distância dependendo do tipo de material (ex: materiais reflexivos como metais).

  • alexandro
    Responder

    boa tarde Rodrigo sera que você poderia me dar uma arsistencia em um projeto,estou tentando montar uma placa de circuito de infravermelho,que vai funcionar como uma cerca eletrica,so que de vez usar frio e pruso eletrico queria usar o infravermelho e uma sirene onde quando for cortada a trasmissao do infravermelho a sirene seria ligada ate e

    • rvertulo

      Olá,

      Por favor, publique sua dúvida em nosso fórum para que todo a comunidade do site possa tentar lhe ajudar.

      Abraços

  • Anônimo
    Responder

    ola, e o esquema da placa ?