Arduino: 3 coisas que você NUNCA deve fazer com o seu.

Acessado 39812 vezes.
Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. Arduino: 3 coisas que você NUNCA deve fazer com o seu.. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/arduino-3-coisas-que-voce-nunca-deve-fazer-com-o-seu/>. Acessado em: 09/02/2025.


Muito bem… você comprou seu Arduino, alguns componentes eletrônicos, tais como Leds, Resistores, Bateria, etc. e agora deseja começar a “brincar” com o seu fazendo alguns projetinhos iniciais.

Como você ainda não conhece muito sobre eletrônica, decide começar devagar e inicialmente pretende fazer coisas simples, como acender alguns Leds e fazer alguns efeitos bacanas de pisca pisca.

Cuidado! Você pode destruir o seu querido Arduino se cometer alguns erros muito comuns de serem cometidos pelos iniciantes.

Veja a seguir três erros comuns cometidos por iniciantes que podem deixar você muito triste.

 

1 º Erro: Jamais ligue Leds ou qualquer outro tipo de carga diretamente nas portas do Arduino sem utilizar um resistor em série com a mesma. As saídas digitais do Arduino suportam no máximo 40mA de corrente. Para trabalhar em segurança uma boa medida é submetê-las no máximo a 20mA. Pela lei de Ohm é simples perceber que se você ligar, por exemplo, um Led diretamente a uma das portas digitais do Arduino você terá problemas, pois com a resistência do Led tendendo a zero, a corrente fornecida pelo Arduino tenderá a infinito e a sua plataforma irá “para o espaço”. Veja abaixo a forma correta de se ligar um Led à uma das saídas digitais do microcontrolador.

 

Queda de tensão típica de um Led vermelho = 2V

Corrente desejada a ser fornecida para o Led = 10mA (portanto, menor do que os 40mA suportados pelo Arduino)

Tensão fornecida pelas saídas digitais do Arduino = 5V

 

Pela Lei de Ohm temos:

 

R = V/I

R = (5 – 2) / 0,010

R = 300 Ohms

 

Ou seja, quando for ligar Leds às saídas do seu Arduino utilize um resistor de 300 Ohms em série para não danificar sua plataforma. O mesmo se aplica a qualquer outro tipo de carga.

 

2º Erro: Tome muito cuidado quando estiver ligando os fios do seu circuito pois, sem querer, você poderá ligar um dos pinos do Arduino diretamente ao terra. Se o pino ligado desta forma for programado como saída digital você irá “torrar” sua plataforma. O raciocínio é o mesmo do 1º Erro explicado anteriormente, ou seja, ao ligar um pino de saída ao terra você não limitará a corrente fornecida pelo microcontrolador e rapidamente ela ultrapassará o limite de 40mA já mencionado acabando com sua alegria.

 

3º Erro: Você pode pensar: bacana, já que basta não ultrapassar os 40mA de corrente máxima de cada porta digital do Arduino vou ligar 10 Leds, um em cada porta, cada um com 25mA (para ficar bem “brilhante”) e farei um super sequencial de Leds. Se em algum momento o código do seu projeto acionar ao mesmo tempo um conjunto de Leds fazendo com que a somatória das correntes consumidas ultrapasse um certo valor, você terá problemas. Não basta controlar o total de corrente fornecida por cada pino digital do seu Arduino, pois a sua documentação diz que a corrente máxima total que o microcontrolador é capaz de suportar são 200mA. Se a soma de todas as correntes fornecidas pelo Arduino ultrapassar esse limite, você o danificará.

 
 

Tomando esses cuidados simples você poderá se divertir com seu Arduino sem preocupar-se em sair no prejuízo. 🙂

 

Se você gostou deste artigo e deseja que o Laboratório de Eletrônica continue existindo, por favor compartilhe este post clicando no botão “Compartilhar” abaixo. Obrigado e até a próxima.

 

[wpb-social-share text=”Compartilhar”]

 

Eletrônica Simples Para Projetos Complexos
Deixe de ser alguém que fica copiando e colando circuitos da Internet e passe a ser um projetista capaz de criar soluções inovadoras com esse poderoso componente.

Comentários

  • Isaac
    Responder

    Muito bom esse tópico.
    Se vc colocar uma voltagem nos pinos 5v ou 3,3v, ele também já era.

  • Saraiva
    Responder

    Valeu galera, ajudou muito

  • Bruno
    Responder

    Eu ligo os leds com um resistor de 220 ohms, pode dar algum problema?

    • Eduardo

      Pela Lei de Ohm: V = R * I
      Se a queda de tensão do teu LED for de 2V:
      I = (5-2) V / 220 ohms –> I = 13,63mA

      Se o LED suportar isso, ok….

  • Adalberto
    Responder

    Olá fiz o tutorial pisca pisca do arduino nano . Quando eu removo o arduino nano da porta usb e coloco ele novamente o led pisca mas depois de um breve espaço de tempo ele para , o que será que esta acontecendo, não estou usando resistência liguei direto o nano no led , até agora não queimou …

    • rvertulo

      É completamente não recomendável ligar o led diretamente sem o uso de um resistor limitador de corrente.

  • Angelo Azevedo
    Responder

    Boa tarde!
    Qual a corrente máxima que a porta 5V do Arduíno Uno pode liberar?
    também seriam os 40 mA?

    Um abraço e parabéns pelo site

  • Fernando
    Responder

    Boa tarde!
    Bom, um tempo atrás eu aprendi a usar transistor e vi que para um motor funcionar sendo acionado pelo arduino era necessário o uso de algum transistor. Antes de perceber isso, o arduino não fazia o motor rodar, apenas usando o transistor. Mas o interessante é que agora, com ou sem transistor, o motor funciona na mesma velocidade, sendo que o arduino só permite 40mA nas saídas (o motor na faixa de 500mA) e não sei porque isso está acontecendo, poderia me explicar?

  • tomas
    Responder

    usava o Arduino Leonardo, toda vez que manda o skech ele “reseta” e muda o numero da porta COM as vezes o programa não reconhecia era obrigado a trocar de USB, que ele reconhecia facil, até ai tudo bem, mas numa dessas trocas ele simplesmente pisou sua USB e já era minha placa. não reconheceu mais é extremamente frágil, e queima até em uso normal, imagine deixando de ter cuidado em ligações, todas proteções de usb de nada valem…e o fusistor poly continuou intacto.

  • Kim
    Responder

    acho que existe algum erro nessa matéria, pq uso leds de 3,6v e n uso resistor algum,e até agora minha placa nada teve

    • rvertulo

      Você está correndo o risco de queimar sua placa.

  • svorckel@gmail.com
    Responder

    Caros, bom dia.

    Lido com Arduino em projetos complexos e sempre recomendo:

    Usar transistor do tipo BC549 ou BC337 para acionar correntes maiores ou próxima a 40ma, e no caso de motor ou buzzer, ou seja, componentes com elementos eletromagnéticos, sempre usar o diodo de proteção contra corrente reversa.

    Outra boa sugestão é o ULN2003 ou ULN2803.