foto

10 Dicas de Ouro Para Aprender Eletrônica


Para quem está começando a aprender eletrônica tudo parece complicado e muitas dúvidas ficam rondando a cabeça. A situação fica ainda pior quando nem nos cursos de eletrônica os professores nos contam sobre algumas dicas que podem facilitar nossas vidas.

Um dos principais questionamentos é sobre o que deve ser estudado primeiro, qual ordem de estudo deve ser seguida, etc.. Foi pensando nisso que resolvemos criar este post.

Aqui você descobrirá por onde começar a estudar para tornar o aprendizado da eletrônica mais simples.

Os pontos que serão apresentados devem ser entendidos apenas como sugestão do autor e não como uma verdade absoluta. 😉

 

1) Entenda o que é um material condutor, semi condutor e isolante: Toda a área de elétrica e eletrônica é “construída” com base nesses materiais. Os elétrons precisam de um “caminho” para poderem realizar seu trabalho. Esse caminho é feito com materiais condutores. Os transistores e outros componentes muito importantes são feitos de materiais semi condutores. Finalmente, é importante saber o que faz de um material um bom ou mal isolante para, por exemplo, escolher e empregar corretamente equipamentos de segurança.

2) Desvende a Lei de Ohm: Talvez essa seja a dica mais importante! A Lei de Ohm é a base de toda a eletricidade e eletrônica e sem esse conhecimento você não sairá do lugar. É imprescindível compreender a relação entre Tensão, Corrente e Resistência. Se você não conhece a Lei de Ohm, você nada sabe sobre eletrônica.

3) Aprenda a Lei de Kirchhoff: Tão importante quanto a Lei de Ohm, é a Lei de Kirchhoff. Para conseguir analisar qualquer tipo de circuito elétrico ou eletrônico você precisa conhecer essa lei, pois é com ela que você será capaz de analisar e resolver desde circuitos mais simples até os mais complexos.

4) Aprenda sobre Resistores: Os Resistores estão simplesmente em todos os circuitos elétricos e eletrônicos e você precisa saber utilizá-los em suas mais diversas configurações.

5) Aprenda sobre Capacitores: Junto com os Resistores, os Capacitores fazem parte do segundo grupo de componentes eletrônicos que devem ser dominados.

6) Aprenda sobre Indutores: Para completar a lista de componentes que devem ser dominados antes de partir para outras “aventuras” está o Indutor. O trio Resistor, Capacitor e Indutor deve ser dominado, pois eles são a base de todos os circuitos elétricos e eletrônicos.

7) Não tenha medo dos Transistores: Talvez os Transistores tenham sido os grandes responsáveis pelo grande avanço da eletrônica nos últimos tempos. Sem eles a informática e a computação como conhecemos atualmente não teriam sido possíveis. Depois de dominar os três componentes citados anteriormente, o próximo passo é aprender sobre Transistores.

8) Aprenda a programar na linguagem C: Depois que você dominar todos os itens anteriores chegará o momento de alçar voos mais altos aprendendo sobre sistemas embarcados. Contudo, antes de iniciar o aprendizado sobre microprocessadores e microcontroladores você precisará se sentir confortável criando algoritmos na linguagem de programação C, pois a grande maioria dos microprocessadores e microcontroladores são programados com essa linguagem.

9) Conheça pelo menos um Microcontrolador: Agora que você já domina todos os tópicos anteriores chegou o momento de escolher uma opção entre as diversas disponíveis de microcontroladores. Não importa se sua escolha será o PIC, o 8051, a família ATMega utilizada nos Arduinos, etc.. Atualmente, conhecer um microcontrolador é imprescindível para desenvolver projetos eletrônicos mais avançados.

10) Não tenha medo da Matemática: Talvez esse devesse ser o primeiro item desta lista, mas independente de sua posição, você não deve ter medo da matemática. Todo e qualquer projeto da área elétrica ou eletrônica em algum momento exigirá de você algum conhecimento matemático. Deste modo, passe a enxergar a matemática como sua amiga!

 

Essa lista possui algumas dicas para tentar facilitar a sua vida durante o aprendizado da eletrônica com base na experiência do autor. Se você tem outras sugestões publique-as nos comentários abaixo.

 

Se você gostou deste artigo e deseja que o Laboratório de Eletrônica continue existindo, por favor compartilhe este post clicando no botão “Compartilhar” abaixo. Obrigado e até a próxima.

 

Compartilhar
 

 

Comentários