10 Dicas de Ouro Para Aprender Eletrônica

Como citar esse artigo: VERTULO, Rodrigo Cesar. 10 Dicas de Ouro Para Aprender Eletrônica. Disponível em: <http://labdeeletronica.com.br/10-passos-para-comecar-a-aprender-eletronica/>. Acesso em: 25/04/2019.


Para quem está começando a aprender eletrônica tudo parece complicado e muitas dúvidas ficam rondando a cabeça. A situação fica ainda pior quando nem nos cursos de eletrônica os professores nos contam sobre algumas dicas que podem facilitar nossas vidas.

Um dos principais questionamentos é sobre o que deve ser estudado primeiro, qual ordem de estudo deve ser seguida, etc.. Foi pensando nisso que resolvemos criar este post.

Aqui você descobrirá por onde começar a estudar para tornar o aprendizado da eletrônica mais simples.

Os pontos que serão apresentados devem ser entendidos apenas como sugestão do autor e não como uma verdade absoluta. 😉





 

1) Entenda o que é um material condutor, semi condutor e isolante: Toda a área de elétrica e eletrônica é “construída” com base nesses materiais. Os elétrons precisam de um “caminho” para poderem realizar seu trabalho. Esse caminho é feito com materiais condutores. Os transistores e outros componentes muito importantes são feitos de materiais semi condutores. Finalmente, é importante saber o que faz de um material um bom ou mal isolante para, por exemplo, escolher e empregar corretamente equipamentos de segurança.

2) Desvende a Lei de Ohm: Talvez essa seja a dica mais importante! A Lei de Ohm é a base de toda a eletricidade e eletrônica e sem esse conhecimento você não sairá do lugar. É imprescindível compreender a relação entre Tensão, Corrente e Resistência. Se você não conhece a Lei de Ohm, você nada sabe sobre eletrônica.

3) Aprenda a Lei de Kirchhoff: Tão importante quanto a Lei de Ohm, é a Lei de Kirchhoff. Para conseguir analisar qualquer tipo de circuito elétrico ou eletrônico você precisa conhecer essa lei, pois é com ela que você será capaz de analisar e resolver desde circuitos mais simples até os mais complexos.

4) Aprenda sobre Resistores: Os Resistores estão simplesmente em todos os circuitos elétricos e eletrônicos e você precisa saber utilizá-los em suas mais diversas configurações.

5) Aprenda sobre Capacitores: Junto com os Resistores, os Capacitores fazem parte do segundo grupo de componentes eletrônicos que devem ser dominados.

6) Aprenda sobre Indutores: Para completar a lista de componentes que devem ser dominados antes de partir para outras “aventuras” está o Indutor. O trio Resistor, Capacitor e Indutor deve ser dominado, pois eles são a base de todos os circuitos elétricos e eletrônicos.

7) Não tenha medo dos Transistores: Talvez os Transistores tenham sido os grandes responsáveis pelo grande avanço da eletrônica nos últimos tempos. Sem eles a informática e a computação como conhecemos atualmente não teriam sido possíveis. Depois de dominar os três componentes citados anteriormente, o próximo passo é aprender sobre Transistores.

8) Aprenda a programar na linguagem C: Depois que você dominar todos os itens anteriores chegará o momento de alçar voos mais altos aprendendo sobre sistemas embarcados. Contudo, antes de iniciar o aprendizado sobre microprocessadores e microcontroladores você precisará se sentir confortável criando algoritmos na linguagem de programação C, pois a grande maioria dos microprocessadores e microcontroladores são programados com essa linguagem.

9) Conheça pelo menos um Microcontrolador: Agora que você já domina todos os tópicos anteriores chegou o momento de escolher uma opção entre as diversas disponíveis de microcontroladores. Não importa se sua escolha será o PIC, o 8051, a família ATMega utilizada nos Arduinos, etc.. Atualmente, conhecer um microcontrolador é imprescindível para desenvolver projetos eletrônicos mais avançados.

10) Não tenha medo da Matemática: Talvez esse devesse ser o primeiro item desta lista, mas independente de sua posição, você não deve ter medo da matemática. Todo e qualquer projeto da área elétrica ou eletrônica em algum momento exigirá de você algum conhecimento matemático. Deste modo, passe a enxergar a matemática como sua amiga!

 

Essa lista possui algumas dicas para tentar facilitar a sua vida durante o aprendizado da eletrônica com base na experiência do autor. Se você tem outras sugestões publique-as nos comentários abaixo.

 

Se você gostou deste artigo e deseja que o Laboratório de Eletrônica continue existindo, por favor compartilhe este post clicando no botão “Compartilhar” abaixo. Obrigado e até a próxima.

 

[wpb-social-share text=”Compartilhar”]
 

 

Comentários

  • gomesricardo
    Responder

    Excelente artigo!

  • ricardim
    Responder

    Muito bom, gostei das suas dicas!

  • milton
    Responder

    Gostei, voce ensina de uma maneira bem simplificada.

  • L. Tunon
    Responder

    O item 8 dispenso.

  • spdc1941
    Responder

    Instruções claras úteis e necessárias, valeu, obrigado.

  • sergio
    Responder

    Boa dica, gostei!!

  • Anônimo
    Responder

    parabéns pelas dicas, excelente caminho para quem se interessar em aprender eletrônica. mas linguagem C tô fora.

  • Anônimo
    Responder

    Muito boa as dicas.

  • Claudiomiro josé M Batista
    Responder

    sim gostei vou.sequir exemplo

  • Anônimo
    Responder

    Gostei, vou seguir as dicas e agradeço

  • Lucas
    Responder

    Incrível a tua paciência e humildade, cara. Deus o abençoe!

  • Daniel
    Responder

    Achei interessante o artigo, você poderia indicar um bom livro para começar a dar os primeiros passos? Vi um chamado “Eletrônica para Maker”, o que você acha desse livro?

    Desde já eu agradeço.

    • rvertulo

      O livro me parece bom, apesar de ainda não ter lido.

  • Euler
    Responder

    Bacana , gostei

  • Johnbat
    Responder

    Obrigado pela dica…o mundo precisa de mais pessoas como vc…Parabéns!!!

  • Anônimo
    Responder

    Otimo

  • Anônimo
    Responder

    Obrigado pelas dicas!

  • Edmundo Moreira
    Responder

    Parabens pela dica. Poderia me informar bons livros.

  • João
    Responder

    Ola
    Como faço para aprender e adquirir tudo sobre linguagem, se possível de graça
    Obrigado!!!

  • Jose Afonso
    Responder

    Muito bom gostei Eu estou querendo aprender

  • BALANÇA
    Responder

    Gostei sou o JOSE BALANÇA ESTUDANTE DO IMIB

  • Thais
    Responder

    Excelente artigo!! Foi muito útil. Parabéns!

  • Wanderley Oliveira
    Responder

    Hoje vemos muitas instituições ‘Particulares de Ensino’, que meramente visam o lucro da instituição, ignorando o nível e a qualidade do ensino e, principalmente o rendimento e absorção do conhecimento, pelos estudantes. É muito comum, nos dias de hoje, essas instituições colocarem, como mestres/professores, ex-alunos para lecionarem as matérias, seguindo apenas um manual ou um livro de eletrônica básica. Há uma instituição aqui em Andradina, onde os alunos do 3º ano de Eletrônica, ainda estão aprendendo sobre associação de resistores Série/Paralelo e uma superficialidade sobre o Arduíno, usando um aplicativo para o hardware de mesmo nome. Vc frisou enfaticamente e tecnicamente toda uma sequência para se alcançar um excelente aprendizado. Espero que algum desses ‘instrutores’ possam chegar a esta “PAGE” e venha a mudar de atitude e levar a educação e formação de profissionais mais a sério.
    Vc está de parabéns, Rodrigo Vertulo.

    • rvertulo

      Obrigado por suas palavra. Abraços

  • Wedson
    Responder

    Vou compartilhar aqui com amigos do Whatsapp
    Muito obg

  • marcelo ferreira
    Responder

    muito bom a sua ajuda na tecnologia eletrônicas eu gostei muito eu porem não sei nada mas vou aprender investie na area gosto de matemática i fica cursei tec de infomatica vou compartilhar concerteza.

  • Vilmar José de Almeida
    Responder

    Rodrigo, dicas importantíssimas, nesta área tão complexa. Você está de parabéns! Pois, em todos os estudos, seja lá de que for, temos que programá-lo ou fazer um plano de estudo. Vou seguir essa sequência lógica, entretanto assim, tenho uma probabilidade de aprendizado maior. Muito obrigado e fique com Deus.

  • Dionatan Silva
    Responder

    Todas as instruções acima ja venho fazendo desde sempre, o que desejava saber era aprender a diagnosticar defeitos em placas, segui algumas dicas na internet sobre colocar o ponto de prova negativo do multimetro no terra da placa e ir apontando o positivo em todos os componentes com a placa energizada, fiz isso mais mais ainda tenho algumas dúvidas, poderia explicar melhor esse aspecto ?

    Desde já agradeço pelo artigo e fique com Deus !

  • Antonio Manuel
    Responder

    Bonitas dicas

  • Michel Antonio VIeira
    Responder

    Inspirador, obrigado. Nos meus tempos livres estudarei esse passo a passo.

    Deus o abençoe.

  • Felisberto Alonso
    Responder

    Muito bom este seu artigo, eu sou angolano e estou no primeiro ano da Universidade. Já dei quase tudo que esta ai na lista menos linguagem c e indutores, sera que posso fazer o curso de electrónica n sabendo destes 2 requisitos? E também pretendo fazer o cuso de electrónica digital e electrónica analógica mas não sei qual fazer primeiro ajuda me neste sentido por favor.

    • rvertulo

      Olá, o falta de conhecimento em linguagem C e indutores não é um impeditivo para que você faça o curso de eletrônica, pois você poderá aprender esses itens durante o curso.

      Sobre qual caminho seguir primeiro, eletrônica analógica ou digital, dependerá de seus objetivos profissionais. Contudo, normalmente se aprende primeiro eletrônica analógica.

      Abraços

  • Silvio Augusto Cardeal
    Responder

    Parabéns pelo artigo, a dias venho procurando algo que me orientasse por onde começar os estudos e achei…o seu artigo vai servir pra muita gente.

  • Anônimo
    Responder

    Show gostei das dicas essenciais para quem está começando.

  • Roberto
    Responder

    Vamos criar um grupo no Whatsapp para dicas e tirar dúvidas quem concorda?

  • Jonathan Hamelin Malavolta
    Responder

    Boa noite, Rodrigo Vertulo! Ou boa madrugada!

    Olha que interessante, comprei um curso de eletrônica em 2001 (o kit do laboratório chegou em 2002 mas ainda está na caixa pois em casa não tenho o espaço adequado para montagem do mesmo, então ainda não fiz as chamadas aulas práticas; assim que me for possível, o montarei, quero muito aprender eletrônica na prática) e ele ensina justamente nessa sequência que você menciona: fios elétricos em geral; condutores, semi-condutores e isolantes; lei de Ohm (a de Kirchhoff o curso que tenho infelizmente não traz, sequer menciona este estudioso); resistores e resistência; capacitores e capacitância; indutores e indutância; transistores; e matemática, muita matemática (no decorrer de todo o curso, praticamente em todas as lições deparo-me com alguma fórmula promovida repetidas vezes). Óbvio que me refiro à eletrônica básica apenas, acoplado aos módulos de rádiotécnico e televisão (crt). Linguagem C estou aprendendo por conta própria, por meio dos muitos tutoriais que busco na internet (inclusive vídeos do YouTube) e fazendo o uso do Code::Blocks (quero ainda baixar e experimentar o DevC, que também é para iniciantes em programação) pois almejo tanto elaboração e desenvolvimento de projetos eletrônicos e respectiva manutenção dos equipamentos como também a programação (tanto desenvolvimento de software quanto desenvolvimento web). Encontrei um tutorial bem simples no WikiHow sobre programação para iniciantes e nele informa pelo menos três linguagens que todo programador deveria – em tese – conhecer: ANSI C/C++, Java e Python (comecei pela C mas, de acordo com a WikiHow, cada estudante segue os passos conforme sua necessidade). Também sou auto-didata em Filosofia (principalmente por conta da Lógica mas não estudando apenas ela) e em Matemática (conclui pela internet um curso de Cálculo I da Khan Academy e atualmente complemento o estudo dessa disciplina com os inúmeros PDFs que encontro net afora, o que vei a ser uma enorme economia de tempo para mim; pretendo fazer outros cursos de cálculo) e por coincidência encontrei esse seu artigo que ora comento e vejo você mencionando a matemática. Eu consideraria este um passo a ser realizado em conjunto com cada um dos outros passos (inclusive em conjunto com o estudo em Linguagem C). Meu desejo para seu blog é de muito crescimento e boa sorte na blogosfera, já deixando meu agradecimento por partilhar seu conhecimento técnico conosco.

    Atenciosamente, Jonathan Hamelin Malavolta, professor de formação, artista e enxadrista de profissão e um cientista por puro hobby (incluindo aí as áreas da eletrônica e da programação).

    • rvertulo

      Obrigado por suas palavras e sucesso para você.

  • Renan de Oliveira do Vale
    Responder

    Indique livros por favor amigo
    para aprender passo a passo
    essa Leis com exercícios etc.

  • Ndongala katanda joão
    Responder

    gostei muito do artigo mais faltou algo. como videos a explicar como se faz um circuito ente varias coisas